"As ideias nada podem realizar. Para realizar as ideias são necessários homens que ponham a funcionar uma força prática." [Karl Marx]

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

IFET EM ITABERABA, E A JUVENTUDE COM ISSO?


Está em vias de ser implantado em Itaberaba o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, que vai possibilitar à juventude cursos que abrangem desde às engenharias (civil, elétrica, agronomia, computação) às licenciaturas (física, química), assim como, cursos técnicos profissionalizantes. Uma política que era para ter sido concretizada desde o 2º mandato do governo Lula (2007-2010).
 A vinda do IFET possibilitará aos jovens de Itaberaba e da região, fazer cursos que hoje não existem em nossa cidade e a oportunidade de terem uma educação de alta qualidade a fim de construir uma carreira profissional na luta por uma vida com dignidade.
No entanto, para que venham cursos que atendam aos interesses da juventude e possibilite tudo isso é necessário nossa participação na criação do projeto e na escolha dos cursos que queremos que venham para nossa cidade, afinal, estamos tratando do nosso futuro!
 Precisamos PROTAGONIZAR esse processo. Nos organizar e dizer que queremos sim, participar da implantação do IFET e quais os cursos que queremos, em cada escola (e todas juntas) num movimento coletivo.
Se não fizermos isso, outros farão por nós. E esperar das elites medidas que favoreçam a juventude que precisa de uma Educação Pública de qualidade não é a melhor alternativa. Até agora nós fomos excluídos desse processo, querem implantar o IFET sem nos ouvir e é preciso dizer: é do nosso futuro que estão falando, a juventude precisa participar!
 Por essas razões, convidamos a toda juventude itaberabense para num diálogo sólido, construir nossa atuação frente a esse processo, a fim de conquistar uma educação de qualidade e emancipadora para todos.

Coletivo Juventude Pró-IFET

Um comentário:

  1. Todos os companheiros que direta e indiretamente se envolveram na proposta estão de parabéns.
    Todo esse período que estamos discutindo o IFET em Itaberaba, desde nossa primeira reunião na UNEB dia 20/09/2011 e as atividades que se desenvolveram desde então já se passaram quase dois messes... Dos muitos momentos de entusiasmo, coragem, vacilação, voluntarismo , criticidade, o movimento têm demostrado que é possível se consolidar num coletivo de jovens, estudantes, trabalhadores, consciente do seu papel transformador na sociedade.
    Em todo esse processo que estivemos dedicando nossa atenção, energias/esforços, os resultados têm sido muito positivos. Eu diria que resultados mais rápidos do que imaginava. No entanto, estamos longe de conseguir nossos objetivos. Mas algo importante aconteceu. A práxis mostrou, que temos que continuar nos organizando bem. Definindo tarefas coletivamente, realizando-as coletivamente, e nos comunicando para toda a articulação dar certo.
    Na luta de classes o voluntarismo as vezes acaba orientando nossa ação ante as adversidades que nos afligem imediatamente, mas não podemos torná-lo uma práxis. Esse nosso embate demostrou isso.
    Temos muitas tarefas pela frente. Precisamos garantir a presença de João Filho na atividade, enviar os abaixo assinado via fax pra o Reitor (já que não temos mais tempo hábil para ser de outro jeito), divulgar amplamente a audiência pública e articular para que os segmentos representativos de Itaberaba possam estar presentes.
    Temos que impedir que o IFET em Itaberaba sirva aos interesses individuais do prefeito. Essa conquista histórica de Itaberaba não pode terminar assim.
    É isso que está em jogo!
    Não nos esqueçamos, eles estão na frente, já prepararam a documentação toda. Essa audiência tem que dar certo e não podemos medir esforços para isso.
    Um grade abraço a todos.
    Thiago Souza

    ResponderExcluir